O O uso do aplicativo Anki no estudo da termodinâmica no ensino superior: um relato de experiência
Resumo
Atualmente os smartphones estão cada vez mais cheios de tecnologias e ferramentas de inúmeras utilidades. Existem aplicativos com diversas finalidades, inclusive educativas. Essas propriedades dos smartphones os tornam recursos valiosos na implementação do ensino de Física interativo e contemporâneo às tecnologias atuais. Neste artigo relatamos a nossa experiência e as nossa percepções sobre a inserção do aplicativo Anki no ensino de Termodinâmica, em uma turma do curso de Agronomia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), localizada no interior do Ceará. O nosso objetivo com a inserção do aplicativo era de avaliar seu potencial quanto ao estímulo e a mudança na rotina de estudo dos alunos. Além disso, tínhamos como propósito apresentar aos alunos uma forma uniforme e contínua de estudar, sem picos de stress pré-teste, e de avaliar a percepção dos alunos sobre a inserção do aplicativo na rotina de estudo. Após a análise do questionário aplicado verificamos que o aplicativo Anki é um recurso potencialmente eficaz quanto à motivação dos alunos, a assimilação dos conteúdos de Termodinâmica e ao estabelecimento de uma rotina contínua e uniforme de estudo.
Copyright (c) 2021 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.