O O uso do aplicativo Anki no estudo da termodinâmica no ensino superior: um relato de experiência

Resumo

Atualmente os smartphones estão cada vez mais cheios de tecnologias e ferramentas de inúmeras utilidades. Existem aplicativos com diversas finalidades, inclusive educativas. Essas propriedades dos smartphones os tornam recursos valiosos na implementação do ensino de Física interativo e contemporâneo às tecnologias atuais. Neste artigo relatamos a nossa experiência e as nossa percepções  sobre a inserção do aplicativo Anki no ensino de Termodinâmica, em uma turma do curso de Agronomia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), localizada no interior do Ceará. O nosso objetivo com a inserção do aplicativo era de avaliar seu potencial quanto ao estímulo e a mudança na rotina de estudo dos alunos. Além disso, tínhamos como propósito apresentar aos alunos uma forma uniforme e contínua de estudar, sem picos de stress pré-teste, e de avaliar a percepção dos alunos sobre a inserção do aplicativo na rotina de estudo. Após a análise do questionário aplicado verificamos que o aplicativo Anki é um recurso potencialmente eficaz quanto à motivação dos alunos, a assimilação dos conteúdos de Termodinâmica e ao estabelecimento de uma rotina contínua e uniforme de estudo.

Biografia do Autor

Igor Lindemberg Ventura Gonçalves, Universidade Federal do Cariri

Universidade Federal do Cariri (UFCA). Graduando do Curso de Agronomia. e-mail: igorvenlg@gmail.com

Noelia Souza Santos, Universidade Federal do Cariri

Universidade Federal do Cariri - UFCA, Juazeiro do Norte, Ceará. Brasil. Doutora em Astronomia e Astrofísica pela UFRN. e-mail: noelia.souza@ufca.edu.br

Publicado
2021-12-21
Como Citar
VENTURA GONÇALVES, I.; SANTOS, N. O O uso do aplicativo Anki no estudo da termodinâmica no ensino superior: um relato de experiência. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 7, n. 63, p. 131-149, 21 dez. 2021.