Posições do ANDES/Sindicato Nacional para o Trabalho dos Professores Brasileiros
Resumo
Apresentam-se resultados de um projeto de pesquisa em nível de Iniciação Científica que teve como objeto de investigação as teses sobre o trabalho de professores da Educação Superior contidas em artigos publicados na Revista Universidade e Sociedade, veículo semestral do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES/SN) no período de 2015 a 2020. Trata-se de um subprojeto de um outro mais abrangente intitulado POSIÇÕES DO ANDES/SINDICATO NACIONAL PARA O TRABALHO DOS PROFESSORES BRASILEIROS (1996-2020). Configura-se como uma pesquisa bibliográfica, que procurou responder à seguinte problemática: quais as teses veiculadas nos artigos publicados na revista do ANDES/SN quanto ao trabalho dos professores da Educação Superior no período de 2015 a 2020? O objetivo geral foi assim definido: explicitar as posições de pesquisadores quanto ao trabalho de professores da Educação Superior em tempos de tantas mudanças educacionais. O estudo possibilita apontar que é um tema que aparece com certa frequência na revista do ANDES e sinaliza para os desafios que estão postos à classe dos professores da Educação Superior no Brasil.
Palavras-chave: ANDES-SN. Trabalho do professor. Educação Superior.
Copyright (c) 2021 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.