Posições do ANDES/Sindicato Nacional para o Trabalho dos Professores Brasileiros

Resumo

Apresentam-se resultados de um projeto de pesquisa em nível de Iniciação Científica que teve como objeto de investigação as teses sobre o trabalho de professores da Educação Superior contidas em artigos publicados na Revista Universidade e Sociedade, veículo semestral do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES/SN) no período de 2015 a 2020. Trata-se de um subprojeto de um outro mais abrangente intitulado POSIÇÕES DO ANDES/SINDICATO NACIONAL PARA O TRABALHO DOS PROFESSORES BRASILEIROS (1996-2020). Configura-se como uma pesquisa bibliográfica, que procurou responder à seguinte problemática: quais as teses veiculadas nos artigos publicados na revista do ANDES/SN quanto ao trabalho dos professores da Educação Superior no período de 2015 a 2020? O objetivo geral foi assim definido: explicitar as posições de pesquisadores quanto ao trabalho de professores da Educação Superior em tempos de tantas mudanças educacionais. O estudo possibilita apontar que é um tema que aparece com certa frequência na revista do ANDES e sinaliza para os desafios que estão postos à classe dos professores da Educação Superior no Brasil.

Palavras-chave: ANDES-SN. Trabalho do professor. Educação Superior.

Biografia do Autor

Nailton Rocha da Lapa, Universidade Tuiuti do Paraná

Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná e bolsista de Iniciação Científica da mesma IES

Maria de Fátima Rodrigues, Universidade Tuiuti do Paraná
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, Líder do Grupo Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (TEPE). Pesquisa Forhttps://orcid.org/0000-0002-8511-2313mação e Trabalho de Professores no Brasil. Email: maria.pereira@utp.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8511-2313
Publicado
2021-12-21
Como Citar
LAPA, N.; RODRIGUES, M. Posições do ANDES/Sindicato Nacional para o Trabalho dos Professores Brasileiros. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 7, n. 63, p. 4-22, 21 dez. 2021.