Índice de proteinúria e lesão glomerular renal em pacientes caninos acometidos por diferentes graus da doença periodontal
Resumo
A doença periodontal exerce influência negativa à saúde geral de um cão, assim como outras diversas doenças influenciam tanto o estabelecimento como a progressão das doenças periodontais. O processo infeccioso do periodonto pode levar ao aumento da permeabilidade vascular, alterando a integridade epitelial. Os órgãos mais afetados secundariamente à doença periodontal são os rins. A bacteremia atinge os glomérulos renais devido à presença de complexos antígeno-anticorpo, ativando uma série de mediadores inflamatórios, como consequência, a inflamação pode gerar estenose arterial, levando a hipóxia renal e lesões progressivas, podendo desencadear doença renal crônica. A proteinúria é um dos principais preditores de lesão glomerular renal e é frequentemente encontrada em pacientes antes mesmo de marcadores de lesão renal como creatinina e ureia estarem aumentados. O presente trabalho teve o objetivo de correlacionar a doença periodontal e doenças glomerulares em cães, avaliando o grau da doença periodontal do paciente, mensurando os seus níveis de creatinina e ureia séricas, e avaliando a relação proteína: creatinina urinária e densidade urinária, como forma de estabelecer relação direta entre as duas enfermidades.
Copyright (c) 2021 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.