O Uso da ISO 50001/14001 de Gestão de Energia na Construção da Imagem Socioambiental das Empresas
Resumo
O Brasil é a 12ª economia do mundo atualmente, porém, é a 7ª no consumo total de energia, representando 2,3%, tendo o setor industrial o mais representativo nessa fatia do consumo, representando 32,1%. O processo de manufatura é o setor que mais contribui com esse enorme consumo. Com isso a eficiência energética e o processo de gestão de energia, vem ao encontro dessa busca por sustentabilidade. Tanto o consumo, quanto a gestão dos recursos, fazem parte desta estratégia, no desenvolvimento de novos mecanismos de produção, quanto uma maior eficiência e melhor gestão dos recursos naturais. Esse tema vem sendo estudado há algumas décadas e vem ganhando força nos últimos anos, por ser de interesse global, de modo a reduzir o consumo de energia e aumentar a oferta de novas formas de geração, de modo a reduzir os impactos ambientais. Para realização deste artigo, foi realizado uma ampla revisão bibliográfica de modo a focar em pesquisas recentes com análise qualitativa, fazendo assim, uma sintese desse conjunto de documentos de diversos autores que contribuiram fortemente, tanto na área acadêmica quanto industrial sobre eficiência energética e novos processos de geração, levando em conta os principais conceitos encontrados nas ISO’s 5001 e 14001.
Copyright (c) 2021 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.