Breve discussão sobre as principais teorias de desenvolvimento e a Educação Especial
Resumo
A presente discussão apresenta as teorias do desenvolvimento mais relevantes na educação especial entre elas o Modelo Bioecológico de Desenvolvimento, a perspectiva Cognitivo-Comportamental, teoria sociocognitiva da aprendizagem juntamente com a teoria construtivista de Piaget e a perspectiva sociocultural de Vygotsky, fazendo um contraponto entre os referenciados autores.
Palavras chave: teorias do desenvolvimento, bioecológico, Piaget e Vygotsky
Publicado
2021-12-21
Como Citar
THOMAZI, L. G.; BEATRIZ, B.; FERREIRA, E.; DE FREITAS, P. Breve discussão sobre as principais teorias de desenvolvimento e a Educação Especial. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 7, n. 63, p. 111-130, 21 dez. 2021.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2021 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.