A Reparação de Danos na Sentença Penal Condenatória
Resumo
Este trabalho almeja perscrutar a alteração do artigo 387, IV, do Código de Processo Penal, trazida pela lei 11.719/2008. Pretende-se abordar a necessidade de haver um pedido expresso na denúncia e a garantia do contraditório e da ampla defesa para que o juiz arbitre o valor mínimo referente à reparação dos danos decorrentes do ilícito penal. Posteriormente, serão abordados julgados do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e julgados do Superior Tribunal de Justiça, para que se compreenda qual a interpretação que está sendo realizada acerca do instituto. Demonstrar-se-á qual a finalidade da alteração, bem como os benefícios em relação à vítima. Centralizou-se a pesquisa sob a forma de reflexão. Averiguando-se sobre os princípios constitucionais que o legislador deixou de observar para garantir a celeridade e a economia processual. O importante é que se tem uma esperança na solução para esse óbice, o anteprojeto de novo Código de Processo Penal prevê a possibilidade de recomposição civil e também assegura ao acusado as garantias constitucionais que foram infringidas até o presente momento.
Publicado
2018-03-25
Como Citar
DE AVELAR, D.; BUIAR, J. A Reparação de Danos na Sentença Penal Condenatória. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 4, n. 55, 25 mar. 2018.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.