Prevalência do bullying em crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental
Resumo
O bullying é considerado uma violência que infelizmente é comum ocorrer no contexto escolar, caracterizado por comportamentos agressivos com a finalidade de intimidar, agredir e desqualificar pares. O objetivo principal deste estudo foi avaliar a prevalência do bullying em escolares do 5º ao 9º ano em Curitiba/PR e região metropolitana, considerando vítimas, agressores e testemunhas e o secundário foi a avaliação da relação dos estilos parentais com a ocorrência do bullying escolar. Foram participantes da pesquisa 224 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo 94 do sexo masculino e 130 do sexo feminino. Na coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: Escala de Violência Escolar - EVE e o Inventário de Estilos Parentais - IEP. Os resultados apontam a prevalência do bullying mais evidente nas escolas particulares do que nas escolas públicas, nos três papéis (agressor, vítima e testemunha), apesar de ambas possuírem resultados desfavoráveis. Os locais mais utilizados para a prática são as salas de aula e a internet. No papel de agressor o sexo masculino possui destaque. Há resultados negativos em relação às práticas parentais positivas de pais e mães associadas ao desenvolvimento de comportamentos pró-sociais. As práticas parentais negativas relacionadas ao aparecimento de comportamentos antissociais como disciplina relaxada e abuso físico apresentaram resultados que podem predizer comportamentos de vítimas, testemunhas e agressores. O Índice de Estilo Parental (IEP) foi pior para o sexo feminino na escola pública, todas as amostras se configuram de risco, onde as práticas negativas se sobrepõem sobre as positivas.
Copyright (c) 2023 Paula Inez Cunha Gomide, Heloiza Cristina da Silva, Alana Domingos Soares, Aline de Souza Galego, Leticia Vitoria Torres Estigara
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