Mafalda e Aristóteles: Algumas Aproximações no Campo Educacional Brasileiro
Resumo
A elaboração deste estudo visa conhecer e analisar a formação moral e ética segundo a ótica de Aristóteles. O seu desenvolvimento parte das histórias em quadrinho de Mafalda contada por meio das tiras do escritor argentino Quino. Essas histórias servirão de base para a análise das características de cada uma das suas personagens, em especial Mafalda e Susanita que, posteriormente, são relacionadas ao ideal de homem e cidadão determinado nas políticas públicas educacionais brasileiras (CF/88, LDB/96, ECA, RCNEI). Pretende-se com esse estudo verificar a pertinência das virtudes aristotélicas à formação do jovem brasileiro na contemporaneidade, assim como refletir sobre a necessidade da adoção de materiais de leitura mais elaborados na educação infantil de forma a imprimir uma melhor qualidade na formação dos alunos da educação infantil nacional.Referências
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2010.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
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______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1997, 144p.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros
Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1997, 126p.
______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998, vol. 3, 253p.
NEIVERTH, T.; GARTNER, G. M. Infância e Educação na Obra de Friedrich
Froebel. In: OLIVEIRA, M. S. (Org.). Fundamentos Filosóficos da Educação Infantil. Maringá: EDUEM, 2005. p. 95-108.
POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Editora
Graphia, 1999.
QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
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Como Citar
OLIVEIRA, T.; LUCAS, C.; OLIVEIRA, O. Mafalda e Aristóteles: Algumas Aproximações no Campo Educacional Brasileiro. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 193-209, 11.
Seção
Artigos
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