A Ilustração Brasileira e a Ideia de Universidade
Resumo
Quero iniciar está resenha de modo inusitado. Inusitado por quê? Primeiro que esta resenha foge a regra, propositalmente, das resenhas “convencionais”, pois ela não vem apresentar uma obra recente aos leitores, mas sim representar uma obra que tem mais de cinquenta anos. O motivo que me levou a desafiar as ordens das coisas e resenhar a obra de Roque Spencer Maciel de Barros é que não concordo com a máxima de que só livros recém lançados (geralmente com no máximo cinco anos de lançamento) sejam resenhados. Estou de acordo que livros recentes devam ser apresentados ao público, mas também acredito que alguns livros “velhos” devam, mereçam e precisam ser reapresentados ao público. E este é o caso da obra aqui resenhada. Pois, embora seja uma obra com algumas dezenas de anos ela é extremamente importante para se entender a história das ideias e a concepção de universidade.Referências
BARROS, Roque Spencer Maciel de. A ilustração brasileira e a idéia de universidade. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, 1959.
Como Citar
CRUZ, R. A Ilustração Brasileira e a Ideia de Universidade. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 259-264, 11.
Seção
Resenha
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.