Educação Ambiental: os Sete Saberes Propostos por Morin e sua Influência no Curso de Pedagogia
Resumo
A nova cosmovisão gerada pelo avanço da ciência exige a reconstrução de uma política de civilização que considere a educação ambiental como imprescindível para vida sadia no planeta. Neste sentido esta pesquisa teve como problema: Os sete saberes para a educação do futuro, proposto por Morin (2011) encontram-se presentes nas concepções e nas práticas docentes dos formadores dos educadores ambientais? Buscou-se analisar a contribuição do paradigma da Complexidade proposto por Morin na formação de educadores ambientais, e a percepção quanto à contribuição dos “Sete Saberes para educação do futuro” para essa formação, pontuando algumas concepções e pontos controversos. A pesquisa qualitativa foi ancorada na pesquisa bibliográfica a qual utilizou como base o diálogo com a obra de Morin (2000); envolveu a análise documental, realizada a partir da exploração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA, 2012) e acolheu a pesquisa de campo, desenvolvida a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com alguns docentes
da Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública em Curitiba, Paraná, e observação de aulas. Constatou-se que a obra os Sete Saberes de Morin se constitui como um importante legado que oferece subsídios à formação do educador ambiental, no que diz respeito à orientação dos aspectos curriculares e na prática pedagógica fundada na escuta sensível, na solidariedade, na busca da responsabilidade social e ainda vem ao encontro da proposta de uma EA reflexiva, crítica e transformadora.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.