Educação Ambiental e os Incêndios Florestais: a Importância da Formação Superior dos Técnicos Florestais
Resumo
Os técnicos florestais são um dos principais intervenientes no território rural. Os incêndios são a maior ameaça aos espaços florestais portugueses e são maioritariamente um problema social. Com o objetivo de perceber se as competências fornecidas nos diversos cursos universitários da área florestal respondem às diversas solicitações laborais destes profissionais e aos desafios do séc. XXI, realizou-se um levantamento das necessidades formativas dos técnicos, confrontando-as com as diferentes atividades profissionais e a sua formação universitária ao nível da licenciatura e mestrado. A metodologia utilizada incluiu a análise de conteúdos das licenciaturas e mestrados na área das ciências florestais e um questionário enviado por correio eletrónico aos 220 técnicos que trabalham nos Gabinetes Técnico Florestal em Portugal. A taxa de resposta foi de 71%. Desta análise verificou-se que existem diversas novas funções ligadas principalmente às componentes sociais como por exemplo na área da educação ambiental e sensibilização. Assim concluiu-se que as maiores discrepâncias entre o que é importante para o desempenho profissional e a preparação dos técnicos, encontram-se maioritariamente na dimensão humana da gestão dos recursos florestais, nomeadamente na integração da componente social da perceção do risco por parte da
população na gestão. Esta componente social reflete-se nas competências ligadas à comunicação com diferentes públicos (competências gerais) e as que estão ligadas às competências sociais e relacionais como gestão de conflitos, dinâmica de grupos e a componente pedagógica.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.