As Articulações entre a Pedagogia e o Campo Psi no Governamento da Infância
Resumo
Neste trabalho empreendo discussão que se propõe a estabelecer articulações entre discursos pedagógicos e formulações do campo psi. Parto da hipótese de que, no afã de se tornar científica, a pedagogia foi buscar no campo da psicologia evolutiva, hoje psicologia do desenvolvimento, um conjunto de saberes sobre a criança, a partir de pressupostos que centravam tais características e processos no desenvolvimento das estruturas e do funcionamento mentais. Analiso, então, a partir de uma teorização de inspiração pós-estruturalista, formulações discursivas provenientes destes dois campos, indicando seus enlaces, seus interesses compartilhados, seu compromisso com regimes de verdade específicos. Também destaco, através de uma revisão histórica, como a pedagogia vai buscar nos saberes da área
psi a autoridade para auto-outorgar-se o rótulo de pedagogia científica (mas também moderna e experimental). São os saberes da área “psi” que constituem uma forma de inteligibilidade e um regime de enunciação que mostra que as práticas pedagógicas, para serem exercidas, dependem de diagnósticos, de formas de classificação, de categorias e definições fornecidas pelos saberes teórico-práticos das “ciências psicológicas”. Ao apontar as estreitas vinculações entre a educação contemporânea e a marca psi, o estudo destaca como tais vinculações servem de justificativa para o governamento das crianças e das coisas a elas associadas. São formas de conhecimento do campo psi que produziram e continuam a produzir todo um aparato teórico para a avaliação, o cálculo e a intervenção educativa.
Oferecem, assim, um arsenal conceitual para descrever, categorizar, classificar os seres humanos, desde a mais tenra idade, permitindo às
autoridades públicas e privadas utilizarem-se de um regime de enunciação para justificar seu governo dos homens e das coisas.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.