Cultura, currículo e diferença: o espaço escolar como um locus de formação de identidades no Paraná Provincial

  • Ariclê Vechia Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Resumo

Construir ou destinar espaços específicos para a Escola, - entendida como um local público em que se ofertava instrução com vistas à construção da nacionalidade brasileira, era uma meta acalentada pelo Governo provincial do Paraná. Na condição de uma Província recém-emancipada, o Paraná enfrentou a escassez de recursos financeiros, não somente para construir um espaço público que fosse representativo da instituição escolar perante a sociedade paranaense, mas também de recursos humanos e materiais para implementar um projeto pedagógico capaz de formar o cidadão apto a participar na vida em sociedade e de alavancar o progresso econômico e social da Província e da nação.

Publicado
2018-10-30
Como Citar
VECHIA, A. Cultura, currículo e diferença: o espaço escolar como um locus de formação de identidades no Paraná Provincial. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 3, n. 5, p. 33-43, 30 out. 2018.