Pesquisas sobre arquitetura e educação: aspectos teórico-metodológicos

  • Ester Buffa UFSCar / Uninove

Resumo

Há alguns anos, desenvolvemos pesquisas que relacionam a organização do espaço de nossas escolas com suas proposta pedagógicas. Além de alguns artigos em revistas especializadas, publicamos um livro sobre o tema focalizando os grupos escolares paulistas do seu surgimento (1893) à sua extinção (1971). Concluímos também uma pesquisa sobre alguns câmpus universitários brasileiros em que procuramos relacionar arquitetura, urbanismo e educação. Neste texto, pretendemos mostrar como temos realizado as pesquisas centradas na relação entre o espaço escolar e os aspectos pedagógicos, considerando pressupostos, idéias diretrizes, metodologia, categorias, procedimentos e fontes.

Publicado
2018-10-30
Como Citar
BUFFA, E. Pesquisas sobre arquitetura e educação: aspectos teórico-metodológicos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 3, n. 5, p. 63-72, 30 out. 2018.