Manuais Escolares e Civilidades: Série de Leitura Graduada Pedrinho (Décadas de 50 a 70 do Século XX)
Resumo
Os livros de leitura foram importantes disseminadores de valores relativos às civilidades e se propunham a preparar as futuras gerações (na escola ou fora dela) para as transformações dos costumes, dos comportamentos e das idéias. Pode-se dizer que eles exerceram um importante papel na formação dos cidadãos republicanos, pois através deles foram produzidos e circularam na educação escolarizada variados conteúdos relativos à moral, ao civismo, à
higiene, ao trabalho que construíram a idéia de nação moderna e civilizadora. Tais preceitos estavam associados à idéia de formar um cidadão moderno, responsável pelo engrandecimento da Pátria e pela harmonia dita necessária ao bem estar social, prerrogativas fundamentais da formação ministrada por escola pública que, ao menos teoricamente, advogava a prática do saber sem distinção. Os textos escolares aqui problematizados para investigação
circularam a partir da década de 1950 espraiando-se suas edições até a década de 1970, com o nome de Série de Leitura Graduada Pedrinho – de autoria de Manoel Bergström Lourenço Filho. Estes livros atingiram vendagens significativas e, tudo indica que isso fazia parte de uma estratégia editorial que via no livro uma missão educadora.
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