A cultura escolar no período da reforma do ensino de 1º e 2º graus: os projetos educacionais dos governos paulista
Resumo
Este estudo tem a pretensão de identificar e comentar as práticas desenvolvidas nas escolas públicas estaduais paulistas, durante os anos de vigência da Reforma do Ensino de 1º e de 2º graus. Essa Reforma proporcionou aos governadores do Estado, durante o referido período, a criação de projetos educacionais derivados das instruções normativas. Os estudos sobre a cultura escolar nas últimas décadas apontam para a possibilidade das mais
variadas análises sob essa perspectiva. Julia (2001, p.10) é um dos autores que reforça esse comentário, apresenta-nos a necessidade de se estudar a cultura escolar a partir “das relações conflituosas ou pacíficas que ela mantém, a cada período de sua história, com o conjunto das culturas que lhe são contemporâneas”. Nesse sentido, faz-se necessário oferecer um breve contexto histórico aos leitores sobre as reformas da legislação educacional implantadas nos anos da ditadura militar.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.