A experiência de alunos universitários voluntários em um processo de educação de jovens e adultos presos
Resumo
O objetivo deste trabalho foi de apontar as possibilidades e limites da aplicação do Projeto de Alfabetização e Inclusão (PAI), na Associação de Proteção e Atenção Carcerária (APAC), mediante a atuação de alunos da Universidade São Francisco como voluntários na alfabetização de jovens e adultos. Participaram da pesquisa, quatro universitários voluntários que foram professores alfabetizadores na instituição carcerária. Fez-se uso de um questionário, com perguntas abertas, e referentes aos aspectos do programa aplicado. As perguntas pautaram-se na educação de jovens e adultos, no trabalho voluntário desenvolvido e nas implicações de ambos no contexto da prisão. Mediante os dados coletados das respostas, realizou-se análise qualitativa, obtendo-se a caracterização do perfil do professor voluntário, sendo aluno universitário, na educação de jovens e adultos, bem como sobre a implementação de uma política pública no contexto carcerário.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.