Ensino das ciências de base cognitiva: perspectivas atuais
Resumo
Os psicólogos cognitivos encaram a aprendizagem como um processo construtivo, que resulta da interacção entre o que o estudante já sabe, a informação que acolhe e o que ele realiza durante esse mesmo processo. Por conseguinte, aprender é uma criação do aluno. Este trabalho procura constituir-se como uma revisão da literatura sobre o ensino das ciências actual de base cognitiva. Mergulha no campo das concepções alternativas e no Movimento da Mudança Conceptual, no conhecimento do professor e do estudante e nas estratégias adequadas para o desenvolvimento de aprendizagem de qualidade num quadro de natureza cognitiva, procurando uma resposta para aquelas estratégias de aprendizagem que os alunos adquirem em outras experiências ou em situações de educação não estruturadas.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.