Ensino das ciências de base cognitiva: perspectivas atuais

  • Jorge Bonito

Resumo

Os psicólogos cognitivos encaram a aprendizagem como um processo construtivo, que resulta da interacção entre o que o estudante já sabe, a informação que acolhe e o que ele realiza durante esse mesmo processo. Por conseguinte, aprender é uma criação do aluno. Este trabalho procura constituir-se como uma revisão da literatura sobre o ensino das ciências actual de base cognitiva. Mergulha no campo das concepções alternativas e no Movimento da Mudança Conceptual, no conhecimento do professor e do estudante e nas estratégias adequadas para o desenvolvimento de aprendizagem de qualidade num quadro de natureza cognitiva, procurando uma resposta para aquelas estratégias de aprendizagem que os alunos adquirem em outras experiências ou em situações de educação não estruturadas.

Publicado
2018-11-06
Como Citar
BONITO, J. Ensino das ciências de base cognitiva: perspectivas atuais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 5, n. 9, p. 23, 6 nov. 2018.