Museu da escola e da infância: lugar de história e de memória
Resumo
A revista Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional abre uma nova seção, denominada Documentos, que pretende publicar documentos históricos, legislação e documentos da atualidade, bem como depoimentos e entrevistas, que contribuem com a preservação da história e da memória da educação. Para iniciar a seção, vamos falar do Museu da Escola e da Infância: Lugar de História e de Memória, criado no âmbito do Grupo de Pesquisa Educação e História: cultura escolar e prática pedagógica do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná-UTP, criado em 2008, no objetivo de recuperar facetas da cultura escolar da educação infantil e do ensino fundamental da região Sul do Brasil, nos séculos XIX e XX1.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.