O Fórum Social Mundial em Belém do Pará - Janeiro 2009
Resumo
Como é sabido, o Fórum Social Mundial foi criado por uma iniciativa de movimentos sociais em 2001, como um contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, uma prestigiosa conferência das elites financeiras e políticas do mundo capitalista Ocidental. O FEM logo se tornou uma importante ponto de convergência planetária para movimentos populares – sindicatos, associações de trabalhadores rurais, movimentos de mulheres, redes ecológicas –, ONGs, intelectuais e jovens, unidos por sua oposição ao neo-liberalismo - “O Mundo não é uma Mercadoria” - e suas esperanças por mudança: “Um Outro Mundo é Possível!”. De fato, o Fórum é apenas a parte mais visível de algo mais amplo, o Movimento por Justiça Global – altermundialista em espanhol ou português – um “movimento dos movimentos” em nível mundial, nascido em 1999 com os protestos de massa em Seattle contra a Organização Mundial de Comércio. Após várias reuniões na cidade brasileira de Porto Alegre, o FSM foi transferido para Mumbai e depois para Nairóbi, e agora retorna ao Brazil. Mas desta vez ocorreu na cidade amazônica de Belém, capital do Estado do Pará (cuja área é quase duas vezes e meia a da França), entre os dias 27 de janeiro a 1 de fevereiro de 2009.
Copyright (c) 2009 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.