Identidades em construção: o processo de uma escola de ensino fundamental do Rio de Janeiro
Resumo
O artigo buscou verificar se e como questões de diferença e identidade são consideradas em uma escola de ensino fundamental do Rio de Janeiro. Pretendeu também entender se e como as idéias pedagógicas norteadoras do tratamento dessas questões sugeriam normas e valores com base nas quais as crianças venham a ser desqualificadas para a participação. A visão de identidade pautou-se nas concepções de Stuart Hall, Moita Lopes e Bauman. Popkewitz fundamentou o ponto de vista de que as categorias empregadas pelos docentes conferem uma especificidade ao modo como eles se situam em relação aos estudantes. Fairclough sustentou a associação do discurso ao uso da linguagem como uma forma de prática social. Recorreu-se a Julia, Chervel e Viñao Frago para o entendimento da categoria cultura escolar. Os procedimentos metodológicos envolveram entrevistas com docentes e gestores, grupos focais, observações na escola e análise de documentos. Verificou-se que o foco das falas dos profissionais da educação incidiu mais nas práticas que nos saberes; mais nos hábitos, valores e condutas que nos conhecimentos a serem adquiridos. Considerou-se que esse discurso pode contribuir para confinar crianças.
Copyright (c) 2009 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.