Políticas educativas y desigualdad social: nuevos retos en la economía del conocimiento
Resumo
Parece consistente a ideia de que Espanha está a desenvolver uma economia do conhecimento, onde a posse individual do capital cultural o escolar ganha importância relativo frente o capital económico. Por outro lado, as políticas educativas de carácter igualitario levadas a cabo pelas administrações educativas, auspiciadas baixo o paraguas da última reforma educativa do ano 2006, fazem hincapié na universalización da escolaridad e no aumento do rendimento académico. Esta tendência, no caso de Espanha, supõe a incorporação dos sectores mais renuentes ao programa da instituição escolar. A convergencia destes elementos gera um contexto educativo onde só o aumento dos recursos para lutar contra a desigualdade não é suficiente para atingir as metas propostas.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.