À procura do ideal reformador na administração da educação: a experiência portuguesa no contexto global
Resumo
O texto pergunta quais são hoje os ideais das reformas da educação, deixando entender que existem elementos que permitem falar de uma crise das reformas educacionais clássicas. Ao procurar caracterizar a situação actual da ideia de reforma, o autor trabalha o conceito de reforma educacional e acompanha, numa breve síntese, a história das reformas educacionais em Portugal e no contexto global, o que permite fazer uma apreciação daquilo que foi possível obter através do movimento reformador. O texto relaciona fortemente as reformas educacionais clássicas com a construção dos sistemas de ensino públicos e com a obtenção de uma escolaridade universal, laica e gratuita, também obrigatória, que permitiu combater eficazmente o analfabetismo e lutar por uma igualdade de oportunidades de acesso à cultura escolar para todos, fundamentos de uma sociedade mais justa e democrática, capazes de revelar e aproveitar o potencial de todos os cidadãos. O autor manifesta algumas preocupações com a actual crise do ideal clássico de reforma, uma vez que, aquilo que actualmente é denominado como reforma, parece ter fundamentos mais tecnocráticos e racionalizadores, com uma orientação para a recentralização e controle, afastando-se dos princípios de universalidade, igualdade, modernização e democracia que fundamentaram o melhor do espírito de reforma.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.