Políticas educacionais e trabalho docente na rede estrado em 2006
Resumo
Este texto focaliza os trabalhos aprovados no VI Seminário da Rede ESTRADO em 2006, cujo tema foi a regulação e o trabalho docente. O estudo analisa os trabalhos do Eixo 1 – “Políticas educativas na América Latina: consequências sobre a formação e o trabalho docente” - o qual recebeu a maioria (65%) dos trabalhos inscritos. Esses trabalhos trataram sobre “identidade e profissionalização docente”; “trabalho docente e classe social”; “trabalho docente” em área específica, e alguns discutiram a formação do professor - formação continuada e formação inicial. Essa concentração parece ser um indicativo de que os pesquisadores buscam compreender as implicações das políticas educacionais nas transformações do trabalho docente, ou seja, como estas políticas tratam o processo de complexificacão pelo qual vem passando o profissional professor no desempenho de seu trabalho. Pela análise dos artigos, constatamos que, em geral, reportam-se ao indicativo de que as políticas de formação de professores interferem nas condições de trabalho docente, possibilitando a precarização e mercadorização desse trabalho, marcado pela tendência neoliberal e com repercussões no espaço educacional e social.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.