Mímesis e educação em Christophe Wulf: uma discussão sobre possibilidades de abordagem do outro na formação humana
Resumo
Christophe Wulf mostra que a Antropologia da Educação tem na concepção de mímesis uma perspectiva de investigação muito frutífera. Para o referido autor, trata-se de focalizar na abordagem mimética as possibilidades interculturais do processo formativo, sobretudo para se pensar uma educação em que se evita tradução e transformação violenta do outro. Wulf, ao abordar a formação humana a partir da mímesis, a concebe não como mera imitação, mas como um processo de constituição intersubjetiva do eu nas práticas sociais. Mostro o modo pelo qual a mímesis, como uma forma de abordagem do outro, torna-se eixo para se pensar a ética, as formas de reconhecimento e de negação do outro e o modo como isso ocorre na educação. Aponto como a abordagem mimética pode ser uma forma de se resguardar o outro, preservá-lo, evitando reduzi-lo ao eu, isto é, dominá-lo e destruí-lo. Assim, a mímesis é apresentada como uma imitação criativa do outro em que prevalece o respeito à diferença.
Copyright (c) 2007 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.