Revolução passiva e educação: uma leitura política sobre a atuação do Banco Mundial no Brasil
Resumo
A história do Banco Mundial, instituição criada em 1944, não é linear. Desde os seus primeiros anos de vida, até os dias de hoje, seu caminho tem revelado mudanças periódicas de orientação e de direção. Sua preocupação primordial evoluiu dos temas da reconstrução econômica do pós-guerra para os países europeus nos anos 40, do financiamento da infra-estrutura dos países periféricos nos anos 50 e 60, para os temas ligados à agricultura destes países nos anos 70. Foi também nestes anos que o Banco Mundial (BM) volta-se para os problemas sociais, durante a gestão MacNamara (1968-81), com temas dessa natureza, colocando como centro de sua atenção a questão da pobreza e focalizando a educação como a ferramenta central para a resolução deste problema central dos países subdesenvolvidos (Soares, 1996; Coraggio, 2000; Silva, 2002).
Copyright (c) 2007 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.