Organização do Ensino Superior no Brasil: influências determinantes
Resumo
A Educação Superior no Brasil se organiza como universidade a partir da Reforma Francisco Campos ocorrida em 1931. As poucas iniciativas de criação de cursos superiores que surgiram no período do Brasil colônia foram rechaçadas, em geral, na origem dos projetos tanto pela coroa portuguesa como pela Igreja. A Universidade dos brasileiros era a de Coimbra. A análise da questão, numa perspectiva histórica, parte do pressuposto que as forças determinantes para que a organização e implantação da Educação Superior pública ocorressem no Brasil somente no século XX refletem influências contraditórias a partir das idéias do iluminismo e do liberalismo europeus seguidas do positivismo, destacando-se influências dos séculos XVII e XVIII.
Copyright (c) 2007 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.