Erasmo Pilotto e as Escolas Normais Regionais no Paraná
Resumo
No final da primeira metade do século XX, o Paraná era governado por Moisés Lupion que tinha entre suas propostas de políticas educacionais a construção de grupos escolares em cada cidade do Estado. Para alcançar este mister nomeou como secretário da Educação o professor Erasmo Pilotto, figura impar de educador cujas propostas o aproximavam da utopia, e que para sanar os problemas educacionais paranaenses, procurou não somente construir e interiorizar os grupos escolares, mas, em especial, para suprir a falta de professores no interior, propõe a criação de Escolas Normais Regionais.
Copyright (c) 2007 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.