O Ensino de Química no Período Desenvolvimentista Brasileiro: Enunciações e Discursos
Resumo
Problematizamos aqui a noção do Ensino de Química no período Desenvolvimentista Brasileiro, a partir das forças internas, iniciativas internacionais, o Projeto Manhattan e a segunda guerra mundial. Tal exercício convida a sobrevoar as condições de possibilidades que contribuíram para, ao final de 1964, estivéssemos submersos no foco de interesses das grandes corporações, bem como diante de uma rede nacional de Ensino no Regime Militar. Por meio de uma perspectiva epistemológica Pós-estruturalista, de caráter teórico-bibliográfico, discute-se o Ensino de Química no período desenvolvimentista, apresentando problematizações e reflexões acerca das enunciações e dos discursos produzidos naquele contexto sobre o Ensino de Química.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.