Estado da Arte sobre a Educação de Jovens e Adultos no estado do Paraná: contribuições e implicações
Resumo
Este artigo apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Paraná, no período de 2013 a 2018, a partir do mapeamento e da análise de pesquisas acadêmicas, dissertações e teses, com vistas a melhor compreender o que os estudos têm revelado sobre a temática. A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações foi utilizada como base de dados para realizar a investigação que teve o objetivo de mapear e analisar as contribuições e implicações que as pesquisas acadêmicas apresentam sobre a EJA. Enquanto objeto de estudo foram identificadas 69 pesquisas, sendo 10 teses e 59 dissertações, que abordaram a temática desta investigação, analisadas sob a ótica da técnica de Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011). A partir da análise dos dados foi possível identificar que os resultados das pesquisas enfatizam contribuições na prática pedagógica e de cunho social para a EJA. Quanto às implicações foi possível constatar que as pesquisas revelam incidências relacionadas às políticas públicas, à formação de professores, ao material didático e às metodologias adequadas ao perfil dos educandos dessa modalidade de ensino. Essas questões são proeminentes na EJA, contudo é preciso avançar em seu campo pedagógico e epistêmico.
Palavras-chave: Estado da Arte. Educação de Jovens e Adultos. Paraná.
Copyright (c) 2020 Jacques Lima Ferreira, Rosane Bortolini, Marciele Stiegler Ribas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.