A construção da crítica educativa em uma unidade de conservação na Amazônia brasileira
Resumo
Este trabalho apresenta-se com a temática da Educação Ambiental (EA) em Área Protegida, com ângulos de análises nas Escolas da Vila de Anilzinho e Joana Peres, que estão localizadas na Reserva Extrativista (RESEX) Ipaú-Anilzinho no município de Baião, estado do Pará na Amazônia brasileira. Expõem-se enquanto pesquisa a EA presente na percepção dos sujeitos educadores das escolas, como instrumento de mediação pedagógica e sociabilidade ambiental. Este trabalho sintetiza algumas questões de análise crítica acerca de questões ambientais construídas em trabalhos realizados pelos pesquisadores entre os anos de 2015 a 2018. A metodologia foi produzida por meio de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, tendo como método de referência o materialismo histórico-dialético e, como técnica de interpretação de dados a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os sujeitos no contexto das escolas apresentam pouco conhecimento da institucionalização da Política de Educação Ambiental brasileira e apesar da EA fazer parte da consciência social dos sujeitos educadores das escolas, estes, não tem promovido aprofundamento teórico-prático e esclarecimentos quanto à constituição da reserva e outros recursos para produzir avanços na realidade socioambiental das escolas de Anilzinho e Joana Peres.
Copyright (c) 2020 Roble Carlos Tenório Moraes, Eliel do Carmo Pompeu, Sara Francisca Corrêa Dias Ramos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.