Gamificando metodologias ativas no ensino superior: práticas de formação inicial em pesquisa científica
Resumo
O presente estudo tensiona a discussão sobre metodologias ativas e gamificação a partir da experiência de um professor-pesquisador utilizando a aprendizagem baseada em times imbricada a gamificação na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, no curso de Administração Pública, da Universidade Federal do Cariri (Juazeiro do Norte – CE). A partir dessa experiência nos indagamos: Como se deu o processo de planejamento entre metodologias ativas e gamificação? Como estudantes de ensino superior perceberiam esse tipo de experiência? O objetivo desse estudo é compreender uma experiência de aprendizagem baseada em times gamificada no ensino superior, tendo como demais objetivos: a) descrever o processo de planejamento da disciplina, e b) dialogar com a percepção de estudantes acerca da experiência. A abordagem da etnografia educacional, através da observação participante foi utilizada, acrescida de questionários abertos sobre a percepção de estudantes participantes. Como principais resultados a experiência é tida como um processo de coprodução do conhecimento, que exigiu uma série de habilidades e competências para seu planejamento, em que se tornam evidentes as várias contradições quanto a abordagem colaborativa do processo de ensino-aprendizagem a partir da percepção dos estudantes.
Copyright (c) 2021 Jeferson Antunes
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