Significados atribuídos pelas crianças ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender os significados atribuídos pelas crianças ao PIBID, a partir das experiências vividas por elas no decorrer do ano de 2017, nos subprojetos de Pedagogia e Educação Física da Universidade Regional de Blumenau - FURB. A investigação, de caráter qualitativo, se justifica pela ausência de estudos que ouviram as crianças a respeito do tema, constatada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no decorrer dos anos de 2009 a 2017. O contexto foram duas escolas públicas do município de Blumenau - SC, e os participantes, dez crianças estudantes do 3º ano do ensino fundamental. A geração de dados se deu a partir de rodas de conversas e a análise dos dados foi realizada com base nos princípios da Análise do Conteúdo. Foram definidas quatro categorias a posteriori, que caracterizam os principais significados atribuídos pelas crianças ao PIBID: a) a participação ativa como pressuposto metodológico; b) as mudanças provocadas no espaço escolar; c) as aprendizagens a partir das atividades desenvolvidas pelo PIBID; e d) a afetividade. As categorias possibilitam inferir que as crianças viveram, no contexto das propostas desenvolvidas pelo PIBID, experiências bastante significativas em seu processo educacional. Estas, possibilitaram participação na tomada de decisões a respeito das propostas desenvolvidas; experienciar uma escola com um espaço físico pensado em função de suas características e necessidades; e, elaborar importantes aprendizagens de uma forma afetiva e acolhedora.
Palavras-chave: PIBID. Formação de professores. Pesquisa com crianças.
Copyright (c) 2020 Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Rita Buzzi Rausch, Isabelle dos Santos
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