Análise da educação integral no Brasil e da política educação integral das Escolas de Referência (EREM) de Pernambuco como uma proposta para o Ensino Médio
Resumo
A desigualdade educacional no Brasil é histórica, é urgente buscar novas experiência para diminuir a distância entre Educação Básica, as consequências das estruturas sociais e a reprodução no sistema educacional. Explicitar a concepção de educação integral em Pernambuco nessa última década 2008-1018, é uma estratégia importante de inovação para o Ensino Médio. O artigo traz impactos de mudanças sociais pelo acesso e à permanência do jovem à essas escolas, o que não ocorreu com os Pioneiros da educação. Em Pernambuco, as Escolas de Referências Ensino Médio-EREM, respaldam-se na Filosofia da Aprendizagem, Protagonismo, Projeto de Vida, dialogam com evidências teóricas de várias gestões governamentais, dos Pioneiros, Cieps, PRONAICA, ProEMI às EREM. A discussão educacional reflete as intenções implícitas às teorias do projeto de educação/sociedade implementado à conjuntura política. Advoga-se desmistificar o conceito subjacente à proposta, aferir a expectativa na formação cidadã, por uma escola com princípios democráticos efetivos, reflitam suas práticas e promovam a aprendizagem no chão da escola. Enfim, que a educação seja uma política de estado e não apenas uma política de governo.
Palavras-Chave: Ensino Médio. Educação Integral de Pernambuco. Protagonismo. Educação Básica. Pioneiros.
Copyright (c) 2021 Josefa Rita de Cássia Lima Serafim, Thiago V. Modenesi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.