Reflexões sobre currículo integrado na educação do campo
Resumo
A história da educação de jovens e adultos no Brasil tem uma origem marcada por políticas compensatórias, descontínuas e sem um verdadeiro compromisso social com a oferta de uma educação de qualidade social. Um modelo educacional que se contrapõe à realidade, necessidades e dinamicidade dos camponeses, que anseiam por uma escola que possa ser um espaço de vivências pedagógicas, cujo currículo valorize suas identidades, que possibilite aprendizagens mais significativas e a superação da fragmentação dos saberes. Esta apresentação é um recorte da pesquisa do Mestrado em Educação (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco - e teve como foco investigar a prática educativa de professores/as a partir do conceito de currículo integrado em turmas de Educação de Jovens e Adultos do Campo, em uma escola da rede pública estadual, situada na zona rural da cidade de Petrolina/PE. A metodologia orientou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória e os dados foram coletados por meio da análise documental, observação, aplicação de questionários e realização de entrevistas. As investigações sinalizaram que a práxis investigada está fundamentada na proposta de Educação do Campo da rede estadual de PE, cujos princípios encontram-se alicerçados na concepção de currículo integrado, na vivência do planejamento coletivo e reconhecimento do contexto escolar, contudo, apresentam compreensão superficial quanto ao entendimento do movimento interdisciplinar na prática, além da necessidade do fortalecimento do processo formativo individual e coletivo.
Copyright (c) 2021 Josenilde Lima dos Santos, Odair França de Carvalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.