Jogos e dramatizações na promoção da ludicidade e da motivação na educação profissional
Resumo
O artigo intenciona verificar as práticas educacionais como promotoras da ludicidade em atividades de dramatizações e jogos na educação profissional. A investigação se mostra relevante no que se refere às opiniões dadas pelo discente sobre as práticas propostas. Justifica-se a pesquisa pela importância do debate do tema ludicidade na área da educação profissional. A questão de pesquisa é identificar se o discente da área do ensino técnico entende relevante e motivador a utilização de jogos e dramatizações no processo de aprendizagem. O método selecionado é o descritivo/exploratório, com aplicações, observações, entrevistas suportadas por perguntas abertas e questionário composto por perguntas fechadas. As atividades aplicadas possibilitaram a captação de relatos pós-evento que, depois de transcritos, foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. A amostra de estudo se concentrou nos estudantes jovens e adultos dos cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas, logística e administração de Centro de Educação Profissional Tecnológica (CEPT), sendo as seleções dos cursos realizadas por conveniência. Os resultados alcançados demonstram a identificação pretendida, bem como, a concordância com os estudos dos autores referenciados. Além disso, as técnicas utilizadas podem servir de bases para novos estudos, modelos e aplicações.
Copyright (c) 2021 Carlos Vital Giordano, Francis Akemi Nitto Simões
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.