Uma iniciativa não governamental na educação em municípios com diversidade de indicadores
Resumo
Este artigo apresenta achados da pesquisa intitulada Contextos & Aprendizagens: um estudo sobre o Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) em 3 municípios brasileiros. A iniciativa foi financiada pelo Instituto Votorantim, organização que vem atuando na educação desde 2002, com presença em 101 municípios localizados em 18 estados brasileiros. O artigo tem como objetivo identificar as estratégias comuns e diferenciadas de implementação do PVE nos municípios de Governador Mangabeira (BA), Aracruz (ES) e Resende (RJ). O estudo se caracteriza como um estudo de casos múltiplos, de natureza quanti-qualitativa, utilizando dados secundários obtidos junto às bases de dados nacionais provenientes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados primários provenientes das entrevistas aplicadas às equipes técnicas das secretarias municipais de educação com uso de questionários semiestruturados. A análise dos diversos indicadores educacionais aponta situações muito diferenciadas entre os três municípios desde o ponto de vista financeiro, presença de avaliação de larga escala estadual, caracterização das escolas, condições de trabalho docente e resultados de aprendizagem e outros insumos como o papel assumido pelas equipes técnicas das secretarias municipais de educação junto às escolas. A diversidade de situações, por sua vez, contribui para impactos diferenciados nos contextos considerados e revela as condições de implementação do PVE em cada município. Aprofundar estudos e pesquisas sobre a participação das organizações não governamentais na política educacional brasileira se coloca como um desafio a ser enfrentado, com vistas as aquilatar suas contribuições.
Copyright (c) 2021 Eloisa Maia Vidal, Sofia Lerche Vieira
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