O tratamento interdisciplinar entre Matemática e Ciências nos livros didáticos de 4º e 5º ano do ensino fundamental
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar como livros didáticos de Matemática e Ciências dos 4º e 5º anos do
Ensino Fundamental abordam a interdisciplinaridade entre essas duas disciplinas. Teve por objetivo
identificar se e como são tratadas propostas interdisciplinares que se fazem presentes no conteúdo desse
material. Apresentamos aspectos teóricos que tratam o conceito de interdisciplinaridade e a reflexão
relacionada à importância do livro didático como suporte de ensino na sala de aula, dentro de uma
perspectiva que compreende o aluno que aprende por meio do livro didático, como um ser integrado por
diferentes dimensões que perpassam sua natureza histórica e cultural. A metodologia utilizada foi a da
análise documental das obras selecionadas, ou seja, quatro livros didáticos de Matemática e Ciências, do
4º e 5º ano do Ensino Fundamental – duas coleções de cada disciplina –, tendo por embasamento teórico
estudos referentes à interdisciplinaridade, livro didático, ensino de Matemática e ensino de Ciências. A
interdisciplinaridade é um termo ainda em construção, que merece maiores estudos. Há barreiras
paradigmáticas que fazem com que o ensino escolar persista em um modelo disciplinar rigoroso,
fragmentado e descontextualizado. Por resultados indicamos que recursos de ensino como o livro didático
podem tanto favorecer com um rompimento para com esse modelo, quanto firmar a rigidez disciplinar.
Nossas análises dos livros didáticos, aqueles mais distribuídos no ano de 2016 a nível nacional,
evidenciaram ainda uma frágil ação em relação ao tratamento interdisciplinar nas disciplinas de
Matemática e Ciências, tanto nas coleções de um quanto de outro conteúdo.
Copyright (c) 2021 Diego da Silva Gallet, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
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