Atividade educativa, racionalidade e fundamentos do pensamento grego: perspectivas teórico-práticas
Resumo
Este artigo se dedica a investigar a atividade educativa com base em alguns dos fundamentos racionais que lhes dão identidade no contexto da Grécia antiga. A formação humana que se constitui na Grécia desde a era clássica até os tempos helenísticos confere grande valor à cultura geral, funda-se no modo abrangente de conceber a educação para além das habilidades cognitivas. Diferente dos princípios da educação contemporânea, a atividade educativa da paidéia está intrinsecamente ligada ao éthos, o modo de ser e agir do homem grego. Aristóteles é o referencial básico do estudo, o filósofo não expõe motivos claramente educacionais em sua obra, contudo, apresenta de forma implícita os princípios que constituem a atividade educativa e a sua relação com os diferentes saberes, bem como sua ligação peculiar com a dimensão ética. O modo de vida e formação nesse universo tem a finalidade de educar o homem no sentido de eleva-lo, seja na inteligência, na capacidade técnica, ou, sobretudo, na sua disposição ético-política ligada ao bem comum. O diálogo com a racionalidade grega põe em discussão os valores educacionais hodiernos, evidenciando as problemáticas do caráter pragmático e reducionista que muitas vezes acompanham a formação, ao contrário do que se poderia pensar, as questões educativas hauridas no contexto grego não são menos atuais. O pensamento classicista constitui um corpus de conceitos e princípios teórico-práticos fundamentais ao desenvolvimento da cultura ocidental. Trata-se, portanto, de uma racionalidade indispensável para se ampliar a compreensão acerca da educação e suas possibilidades neste início de século.
Copyright (c) 2021 Simone Alexandre Martins Corbiniano
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.