A Educação e ordem natural: reflexões sobre o Emílio de Rousseau

  • Paola Nunes de Souza Instituto Federal de Goiás

Resumo

Escrita por Jean-Jacques Rousseau, Emílio ou da educação é uma obra fundada em caracteres romanescos e filosóficos que expõe a formação de uma criança imaginária, a saber, o próprio Emílio. A obra traz e problematiza aspectos centrais da filosofia rousseauniana com a exposição de uma narrativa sobre a formação humana a partir da ideia de ordem natural. Diante desse conceito bastante crucial a respeito da ordem da natureza no âmbito da filosofia rousseauniana, o objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre esse tema amalgamadas a algumas questões referentes ao posicionamento de Rousseau acerca da educação. Para dar conta desse objetivo, procuramos observar além da obra Emílio, outros textos do filósofo genebrino, como o Contrato social e o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.

Publicado
2021-10-18
Como Citar
SOUZA, P. A Educação e ordem natural: reflexões sobre o Emílio de Rousseau. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 16, n. 43, p. 114-130, 18 out. 2021.