A Educação e ordem natural: reflexões sobre o Emílio de Rousseau
Resumo
Escrita por Jean-Jacques Rousseau, Emílio ou da educação é uma obra fundada em caracteres romanescos e filosóficos que expõe a formação de uma criança imaginária, a saber, o próprio Emílio. A obra traz e problematiza aspectos centrais da filosofia rousseauniana com a exposição de uma narrativa sobre a formação humana a partir da ideia de ordem natural. Diante desse conceito bastante crucial a respeito da ordem da natureza no âmbito da filosofia rousseauniana, o objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre esse tema amalgamadas a algumas questões referentes ao posicionamento de Rousseau acerca da educação. Para dar conta desse objetivo, procuramos observar além da obra Emílio, outros textos do filósofo genebrino, como o Contrato social e o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.
Copyright (c) 2021 Paola Nunes de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.