As concepções de alunos cotistas sociorraciais sobre os estudos universitários
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir sobre as concepções que estudantes cotistas sociorraciais da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) têm sobre os estudos de nível universitário. Para tal, participaram de nossa pesquisa 21 estudantes negros do campus de Jacarezinho/PR, os quais responderam a um questionário online. Propomos este recorte racial específico porque, conforme destaca Charlot (2000), as vivências sociais dos indivíduos influenciam no modo como eles se relacionam com o saber. Dessa forma, também queremos observar se o fator racial influencia na relação que eles estabelecem com a educação escolar. Os resultados preliminares indicam que o racismo influencia no modo como os estudantes em questão lidam com a educação, como forma de transpor as barreiras que ele impõe em suas vidas. Ademais, para a maioria, estudar está relacionado à ideia de se ter uma vida financeira melhor, por outro lado, para uma pequena parcela, ele também é tido como uma questão de empoderamento e melhoria pessoal.
Copyright (c) 2021 Gabriel Gustavo dos Santos, Rosiney Aparecida Lopes do Vale, Janete Leiko Tanno
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.