Avaliação de competências do enfermeiro hospitalar como subsídio para o cotidiano da educação permanente
Resumo
RESUMO
As competências dos enfermeiros são concebidas como um conjunto dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes para exercer com eficácia suas funções. Objetivou-se, neste estudo, identificar as competências dos enfermeiros no gerenciamento de seis dimensões, em contexto hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa realizado com 28 enfermeiros. A coleta de dados foi realizada pela aplicação de um instrumento relativo aos dados sociodemográficos e pela Escala de Avaliação de Competência do Enfermeiro, construída e validada por Bernardina (2019). Como resultado os enfermeiros se autoavaliaram como competentes em relação às ações na prática de trabalho, ou seja, quanto às dimensões de trabalho técnico e em equipe, bem como no gerenciamento de recursos humanos. Somente a dimensão gerenciamento de recursos materiais apontou para uma lacuna de um item de conhecimento, o que indica a possibilidade de desenvolvimento de estratégias pedagógicas na perspectiva responder as necessidades da organização hospitalar neste quesito. Considera-se a avaliação por competências é um tema que merece atenção, pois tem impactos no gerenciamento da assistência e do cuidado, assim como em funções administrativas, com consequente melhoria dos indicadores de saúde.
Palavras chave: Equipe de Enfermagem. Hospital. Competência profissional.
Copyright (c) 2023 Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Cristiane Pavelski Dias, Elaine Rossi Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.