Balanço de produções acadêmicas sobre cotas para transexuais e travestis no campo das políticas públicas

  • Bruno Gomes Pereira Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) / Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (uniA) e Universidade de São Paulo (USP)
  • Thiago Luiz Sartori

Resumo

Esse artigo apresenta um mapeamento bibliométrico de produções acadêmicas que discutem aspectos ligados às cotas de acesso e permanência de travestis e transexuais na educação superior na última década. A Fundamentação Téorica está alojada no campo das políticas curriculares a partir da sua interface com os estudos sobre identidades de gênero. A metodologia é bibliométrica, desenvolvida a partir de uma triagem realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, ao considerar as publicações efetivadas entre 2012 e 2022. A pesquisa revela poucas produções acadêmicas com este foco de pesquisa, o que reforça a necessidade de discussão acerca das referidas políticas públicas, além de evidenciar aspectos relevantes no que se refere à diversidade de gênero no contexto da educação superior.

Publicado
2023-08-28
Como Citar
PEREIRA, B.; SARTORI, T. Balanço de produções acadêmicas sobre cotas para transexuais e travestis no campo das políticas públicas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 49, p. 120-133, 28 ago. 2023.