Olhares da(s) Infância(s): Pesquisa com Crianças
Resumo
Discutirei neste artigo, a pesquisa que trata dos modos como as crianças são produzidas e constituídas a partir de suas histórias, lugares, tempos num espaço de abrigamento. Problematizo acerca das “das guerras” diárias vividas pelas crianças na Casa Abrigo como: falta da família, vulnerabilidade social, privação da liberdade, dúvida sobre o tempo no abrigo. A pesquisa com crianças abrigadas remeteu-me a duas perguntas: como as infâncias são produzidas na Casa Abrigo? Quais suas impressões sobre os espaços de abrigamento, por eles vividos com as outras crianças? A investigação realizou-se com crianças de 5 a 12 anos no município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. A participação das crianças instigou-me a utilizar instrumentos metodológicos que fizessem emergir o processo criativo e imaginativo das crianças, suas interpretações e impressões acerca do espaço da Casa Abrigo. Através de suas narrativas foi possível dar visibilidade às experiências por elas vividas no espaço de abrigamento. Busquei apoio teórico em Foucault, Dornelles, Rangel, Sarmento, Trevisan, Mirzoeff, entre outros. Entendo, a partir da pesquisa, que a constituição das infâncias abrigadas é atravessada por discursos das mais diversas ordens, dentre elas, destaco os discursos sobre controle, gênero, sexualidade, poder, valores, disciplinamento e normatização.Referências
BUCHINGHAM, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da
Escolarização. IN: Revista Educação e Realidade v. 35, n.3, set/dez p.37-58,
2010.
CUNHA, Vieira da Susana Rangel. Pedagogias de Imagens. In: DORNELLES,
Leni. Produzindo Pedagogias Interculturais na Infância, 113-145. Rio de
Janeiro: Vozes, 2007.
______. Desenhos de meninos e meninas: relações entre imaginário e gênero.
In: Educação e Cultura Visual: Uma trama entre imagens e infância. (tese de
Doutorado). Porto Alegre: PPGEDU, Faculdade de Educação, UFRGS, 2005.
DORNELLES, Leni Vieira. (Orgs), Apresentação-Produzindo Pedagogias
Interculturais na Infância. 7-17p. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007,
______. Infâncias que nos Escapam: da criança na rua à criança cyber.
Petrópolis/RJ: Vozes, 2005
FLORENZANO, José Paulo. Afonsinho & Edmundo: a rebeldia no futebol
brasileiro. São Paulo: Musa, 1998, p.10-11.
FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. Curso no Collége de France
(1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2002.
______. Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2001
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de
Trabalho. Trad.Jussara H. Rodrigues, Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
LOCKMANN, Kamila. Inclusão Escolar: Saberes que operam para governar
a população. Porto Alegre: UFRGS, 2010. 196f. (Mestrado em Educação)
– Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
LUENGO, Fabílola Colombani. A Vigilância Punitiva: A Postura dos educadores
no Processo de patologização e Medicalização da Infância. São Paulo: Cultura
Acadêmica, 2010.142 p.
MAZO, Janice & RIZZUTI, Elaine. Bocha. In: DACOSTA, Lamartine (org.).
Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005, p. 390-392.
MIRZOEFF, Nicholas. Uma introduccion a la cultura visual. Barcelona: Paidós,
2003.
PROUT, Alan. Participação, políticas e as condições da infância em mudança.
In: Müller, Fernanda (org.) Infância em perspectiva: políticas, pesquisa e
instituições. São Paulo: Cortês, p. 36, 2010.______. Reconsiderar a nova sociologia da infância. Braga: Universidade do
Minho; Instituto de Estudos da Criança, 2004. (Texto digitado).
RAMOS, Anne. Termo de Consentimento do Pré-projeto de pesquisa de
Doutorado em Educação. UFRGS/FACED/ Pós-Graduação em Educação,
2010. (Digitado).
______, Meus Avós e EU: As relações intergeracionais entre avós e netos
na perspectiva das crianças. Porto Alegre: UFRGS, 2011. (Doutorado em
Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de
Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Culturas Infantis e Interculturalidade, p.19-40.
In: DORNELLES, Leni Vieira. Produzindo Pedagogias Interculturais na Infância.
Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
______. SOARES, Natália Fernandes, TOMÁS, Catarina. Investigação da
infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos
mundos sociais das crianças. Instituto de Estudos da Criança da Universidade
do Minho, Portugal. Sixth International Conference on Social Methodology
Recent Developments and Applications in Social Research Methodology
Amsterdam, 16-20 Agosto 2004-02-09.
______. Imaginário e Culturas da Infância, Centro de Estudos da Criança,
Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2003.
______; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos,
delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As
crianças: contextos e identidades. Portugal, Centro de Estudos da Criança:
Editora Bezerra, 1997.
SILVA, Carla Holanda da. Território: uma combinação de enfoques – material,
simbólico e espaço de ação social, p.98-115. In: Revista Geografar, Curitiba,
V.4, n.1, jan/jun 2009.
In http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/geografar/article/viewFile/14430/9698
TREVISAN. Gabriela de Pina “Amor e afectos entre Crianças – A construção
social de sentimentos na interação de pares”, 40-70p. Produzindo Pedagogias
Interculturais na Infância/ Manuel Jacinto Sarmento... [ et. al. ]; Leni Vieira
Dornelles (organizadora). Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Escolarização. IN: Revista Educação e Realidade v. 35, n.3, set/dez p.37-58,
2010.
CUNHA, Vieira da Susana Rangel. Pedagogias de Imagens. In: DORNELLES,
Leni. Produzindo Pedagogias Interculturais na Infância, 113-145. Rio de
Janeiro: Vozes, 2007.
______. Desenhos de meninos e meninas: relações entre imaginário e gênero.
In: Educação e Cultura Visual: Uma trama entre imagens e infância. (tese de
Doutorado). Porto Alegre: PPGEDU, Faculdade de Educação, UFRGS, 2005.
DORNELLES, Leni Vieira. (Orgs), Apresentação-Produzindo Pedagogias
Interculturais na Infância. 7-17p. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007,
______. Infâncias que nos Escapam: da criança na rua à criança cyber.
Petrópolis/RJ: Vozes, 2005
FLORENZANO, José Paulo. Afonsinho & Edmundo: a rebeldia no futebol
brasileiro. São Paulo: Musa, 1998, p.10-11.
FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. Curso no Collége de France
(1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2002.
______. Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2001
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de
Trabalho. Trad.Jussara H. Rodrigues, Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
LOCKMANN, Kamila. Inclusão Escolar: Saberes que operam para governar
a população. Porto Alegre: UFRGS, 2010. 196f. (Mestrado em Educação)
– Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
LUENGO, Fabílola Colombani. A Vigilância Punitiva: A Postura dos educadores
no Processo de patologização e Medicalização da Infância. São Paulo: Cultura
Acadêmica, 2010.142 p.
MAZO, Janice & RIZZUTI, Elaine. Bocha. In: DACOSTA, Lamartine (org.).
Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005, p. 390-392.
MIRZOEFF, Nicholas. Uma introduccion a la cultura visual. Barcelona: Paidós,
2003.
PROUT, Alan. Participação, políticas e as condições da infância em mudança.
In: Müller, Fernanda (org.) Infância em perspectiva: políticas, pesquisa e
instituições. São Paulo: Cortês, p. 36, 2010.______. Reconsiderar a nova sociologia da infância. Braga: Universidade do
Minho; Instituto de Estudos da Criança, 2004. (Texto digitado).
RAMOS, Anne. Termo de Consentimento do Pré-projeto de pesquisa de
Doutorado em Educação. UFRGS/FACED/ Pós-Graduação em Educação,
2010. (Digitado).
______, Meus Avós e EU: As relações intergeracionais entre avós e netos
na perspectiva das crianças. Porto Alegre: UFRGS, 2011. (Doutorado em
Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de
Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Culturas Infantis e Interculturalidade, p.19-40.
In: DORNELLES, Leni Vieira. Produzindo Pedagogias Interculturais na Infância.
Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
______. SOARES, Natália Fernandes, TOMÁS, Catarina. Investigação da
infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos
mundos sociais das crianças. Instituto de Estudos da Criança da Universidade
do Minho, Portugal. Sixth International Conference on Social Methodology
Recent Developments and Applications in Social Research Methodology
Amsterdam, 16-20 Agosto 2004-02-09.
______. Imaginário e Culturas da Infância, Centro de Estudos da Criança,
Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2003.
______; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos,
delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As
crianças: contextos e identidades. Portugal, Centro de Estudos da Criança:
Editora Bezerra, 1997.
SILVA, Carla Holanda da. Território: uma combinação de enfoques – material,
simbólico e espaço de ação social, p.98-115. In: Revista Geografar, Curitiba,
V.4, n.1, jan/jun 2009.
In http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/geografar/article/viewFile/14430/9698
TREVISAN. Gabriela de Pina “Amor e afectos entre Crianças – A construção
social de sentimentos na interação de pares”, 40-70p. Produzindo Pedagogias
Interculturais na Infância/ Manuel Jacinto Sarmento... [ et. al. ]; Leni Vieira
Dornelles (organizadora). Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Publicado
2017-05-19
Como Citar
FEITOSA, A. G. Olhares da(s) Infância(s): Pesquisa com Crianças. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 68-95, 19 maio 2017.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.