A mediação pedagógica, o conflito escolar e o itinerário educativo como ausência e potência nas políticas públicas educacionais
Resumo
Como figuram a mediação pedagógica, o conflito escolar e o itinerário educativo na política educacional brasileira? Qual matriz epistemológica orienta a inclusão desses conceitos nos documentos, programas e leis direcionados à educação? Essas perguntas objetivam apontar o quanto os profissionais da educação são lançados a termos que pressupõem definições ancoradas em suas práticas pedagógicas e que por vezes não se sabe se os fundamentos dos conceitos em questão são resultados de uma concepção teórico-prática comum ou se são a expressão personificada, de um governo, por exemplo. Metodologicamente, foi feita uma pesquisa documental, com enfoque qualitativo. Em linhas gerais não há o registro de definições por parte daqueles que formularam os documentos analisados, exceto, no Caderno de Formação da Escola da Escolha, em que a mediação pedagógica tem sua definição e matriz epistemológica apresentadas a partir da pedagogia histórico crítica, com alusão direta a Vygotsky.
Copyright (c) 2023 Cleberson Pinelli Ribeiro, Gercina Santana Novais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.