A mediação pedagógica, o conflito escolar e o itinerário educativo como ausência e potência nas políticas públicas educacionais

Resumo

Como figuram a mediação pedagógica, o conflito escolar e o itinerário educativo na política educacional brasileira? Qual matriz epistemológica orienta a inclusão desses conceitos nos documentos, programas e leis direcionados à educação? Essas perguntas objetivam apontar o quanto os profissionais da educação são lançados a termos que pressupõem definições ancoradas em suas práticas pedagógicas e que por vezes não se sabe se os fundamentos dos conceitos em questão são resultados de uma concepção teórico-prática comum ou se são a expressão personificada, de um governo, por exemplo.  Metodologicamente, foi feita uma pesquisa documental, com enfoque qualitativo. Em linhas gerais não há o registro de definições por parte daqueles que formularam os documentos analisados, exceto, no Caderno de Formação da Escola da Escolha, em que a mediação pedagógica tem sua definição e matriz epistemológica apresentadas a partir da pedagogia histórico crítica, com alusão direta a Vygotsky.

Publicado
2023-08-28
Como Citar
PINELLI RIBEIRO, C.; SANTANA NOVAIS, G. A mediação pedagógica, o conflito escolar e o itinerário educativo como ausência e potência nas políticas públicas educacionais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 49, p. 9-29, 28 ago. 2023.