A Professora da Educação Infantil e suas Representações Sociais
Resumo
O presente artigo faz parte da pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O objetivo foi identificar as representações sociais que as professoras de educação infantil possuem sobre sua profissão e suas implicações na prática. O referencial teórico baseia-se, principalmente, nas propostas de Moscovici (1978, 2009); Jodelet (2001); Kramer (2008); Oliveira-Formosinho (2011). A metodologia utilizada está sustentada na visão fenomenológica hermenêutica. A instituição pesquisada foi um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba/PR, contando com a participação de 32 professoras/educadoras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram as observações na sala de aula e a entrevista semi-estruturada com as professoras/educadoras. Os resultados possibilitaram identificar que as professoras/educadoras, deste ambiente educativo, ainda não se percebem como profissionais, o que pode dificultar intervenções significativas em suas práticas pedagógicas. Muitas vezes, se mantêm na função, devido a “estabilidade” que o cargo oferece, ficando atreladas a uma rotina rígida, que possivelmente as impede de aceitar inovações.Referências
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Publicado
2017-05-19
Como Citar
RIBEIRO, A. F.; PORTILHO, E. M. A Professora da Educação Infantil e suas Representações Sociais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 96-115, 19 maio 2017.
Seção
Artigos
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