Políticas Educacionais e Diversidade: Modos de Implantação Junto às Escolas de Educação Básica
Resumo
Este texto tem por objetivo retomar o debate sobre a implantação de políticas públicas educacionais junto às escolas de educação básica, bem como refletir acerca da maneira como são implantados programas e ações governamentais no campo da diversidade. Enfoca as práticas e políticas públicas relacionadas à diversidade defendendo que o processo de sua implantação acaba por institucionalizar a promoção de um esvaziamento de conteúdo e de significação discursiva. Nesta perspectiva, o artigo está estruturado em três seções: primeiramente realizamos uma análise conceitual sobre as políticas públicas, na segunda discutimos os programas e ações governamentais relativos à diversidade, e, por último, abordamos a relação destas políticas com o trabalho de gestores e docentes no cotidiano da escola. Concluímos na perspectiva da reflexão das práticas discursivas e da contaminação da práxis educativa por um conteúdo impregnado pela apologia da diversidade em detrimento do esvaziamento da diferença de forma efetiva.Referências
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Publicado
2017-05-19
Como Citar
BAIRROS, M.; BUSSOLETTI, D. Políticas Educacionais e Diversidade: Modos de Implantação Junto às Escolas de Educação Básica. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 140-151, 19 maio 2017.
Seção
Artigos
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