Fundamentos das políticas públicas pelo viés da teoria crítica
Resumo
Este estudo discute os fundamentos das políticas públicas pelo viés da teoria crítica. Para isso, empreende uma breve análise das características destas políticas e de seus fundamentos behavioristas, a fim de situar a importância deste debate no interior deste campo científico. Utiliza-se de metodologia qualitativa, baseada em pesquisa teórica e bibliográfica. O problema suscitado foi: quais os fundamentos teóricos da abordagem behaviorista sobre políticas públicas? E, quais os fundamentos da teoria crítica que podem ser aplicados aos estudos destas políticas? Objetiva-se indicar fundamentos da teoria crítica que podem ajudar a subsidiar estudos tanto quanto ações práticas neste campo. A pesquisa empreendida mostrou que há uma hegemonia do pensamento behaviorista em políticas públicas, o que explica as análises de tendência tecnicista, economicista e positivista no interior deste campo. A teoria crítica, por sua vez, pode subsidiar análises e ações práticas nesta área por meio de postulados como a análise materialista da história, os interesses e conflitos de classe na base destas políticas, a recusa à neutralidade científica como orientação metodológica e a emancipação como objetivo que deve orientar as ações dos governos e do Estado.
Copyright (c) 2023 Kasandra Conceição Castro de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.