A Construção de Políticas Educacionais para a Educação do e no Campo Impulsionadas pelo MST no Estado do Paraná a partir da Década de 1990

  • Caroline Mari Oliveira Centro Universitário Cesumar
  • Maria Aparecida Cecílio Universidade Estadual de Maringá

Resumo

No presente artigo tecemos reflexões sobre a atuação dos Movimentos Sociais do Campo, em especial, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, na luta social travada contra o Estado capitalista e, sobretudo contra o ideário neoliberal para conquista de políticas educacionais para a Educação do e no Campo, tomando como referência o Estado do Paraná, a partir da década de 1990. Este artigo constitui a temática da dissertação de Mestrado, em desenvolvimento, que tem como aporte teórico-metodológico adotado o materialismo histórico, por meio do qual analisamos o objeto de estudo em articulação com as bases materiais e históricas do período de referência (década de 1990). Optamos em analisar fontes bibliográficas e documentais que nos apontaram como resultado parcial a compreensão de que os sujeitos sociais do campo, como o MST, a partir da década de 1990 no Brasil articularam processos de luta contra o Estado capitalista para instituição e garantia dos direitos à educação dos camponeses, que estiveram marginalizados do processo educacional até o século XX. A justificativa da marginalização dos pobres, principalmente, dos camponeses no período pós-Revolução de 1930 se configurou por uma tese economicista de que estes não seriam os principais sujeitos a construir o desenvolvimento da nação. Entendemos, ainda, que diante dessa marginalização causada pelo desenvolvimento capitalista, a Educação do e no campo propõe a emancipação humana, colaborando com a inserção da pauta reivindicativa da luta social travada pela classe trabalhadora do campo que se apoia na concepção de que a educação compreenda a materialidade histórica para além dos aportes do capital.

Biografia do Autor

Caroline Mari Oliveira, Centro Universitário Cesumar
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2013). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Tecnológica América do Sul (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Atua como Professora no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - campus de Sinop/MT. É Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, Educação a Distância e Novas Tecnologias e Gestão Educacional na modalidade a distância (UNICESUMAR) (desde 10/2013). Atuou como Professora mediadora do curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR) (de 07/2013 a 12/2014). Foi Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá (de 08/2012 a 12/2014). Também atuou como Tutora a distância e orientadora de TCC do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Aberta do Brasil (de 12/2012 a 01/2015). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional (GEPPGE ? CNPq) (desde 2008). Revisora de periódicos da Revista Cadernos de Pedagogia da UFSCar (desde 06/2014) e parecerista ad hoc da Revista Eventos Pedagógicos - UNEMAT/Sinop (desde 05/2015). Atua e pesquisa nas áreas de Políticas e Gestão Educacional; Educação do, no e para o Campo; Movimentos Sociais e Educação; Organização da Educação Brasileira; Avaliação da Aprendizagem; EAD e Novas Tecnologias; Metodologia e Técnica de Pesquisa. Tem experiência na Educação Básica; no Ensino Superior e na Pós-Graduação na modalidade presencial e a distância.
Maria Aparecida Cecílio, Universidade Estadual de Maringá
Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). É professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas públicas, educação campo e gestão educaional, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas e educação do campo, educação e desenvolvimento humano e politicas públicas e Direitos Humanos.

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Publicado
2017-05-19
Como Citar
OLIVEIRA, C. M.; CECÍLIO, M. A. A Construção de Políticas Educacionais para a Educação do e no Campo Impulsionadas pelo MST no Estado do Paraná a partir da Década de 1990. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 152-174, 19 maio 2017.