Reflexões Sobre o Preparo do Professor da Educação Infantil para Dialogar com a Criança Midiática

  • Lucia Regina Goulart Vilarinho Fundação CESGRANRIO

Resumo

A tecnologia está cada vez mais presente nos lares urbanos, nas escolas, e quando não se encontra materializada nesses espaços, constitui ‘objeto de desejo’ das crianças. A vida, desde cedo, permeada pela TV, computador, videogames, internet, out-doors, néons e mídia impressa faz com que se vislumbre uma nova geração de seres humanos chamados por alguns de audiovisuais, por outros geração net, ou ainda ‘filhos do caos’. Essas crianças e jovens evidenciam outras formas de pensar e aprender, construindo uma cultura cognitiva que expressa certas habilidades que a geração da escrita manual não teve a oportunidade de desenvolver, por ter sido formada em um sistema educacional que valorizou, basicamente, as habilidades lógico-matemáticas e linguísticas. Face a este cenário, cabe questionar se professores formados e em processo de formação estão preparados para enfrentarem, no período da Educação Infantil, a utilização pedagógica do computador e da internet. O desenvolvimento de práticas pedagógicas que se valem dessas tecnologias passa pela compreensão de características da criança midiática, aquela que convive naturalmente com as diferentes mídias, e pela reflexão sobre vantagens e desvantagens do uso do computador e internet na Educação Infantil. Este artigo tem, pois, o objetivo de evidenciar o descompasso entre a formação de professores da educação infantil e a criança midiática, que precisa ser compreendida como ser social, determinado historicamente, que interage dinamicamente em seu mundo social, influenciando e sendo influenciada, produto e produtor das relações que ocorrem na família, na escola e na sociedade.

Biografia do Autor

Lucia Regina Goulart Vilarinho, Fundação CESGRANRIO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ de 1972 a 1994, atuando no Departamento de Didática e como Coordenadora do Curso de Pedagogia. Diretora Adjunta de Graduação entre 1990 e 1993. Professora Adjunta da Universidade Estácio de Sá no Programa de Pós-Graduação em Educação no período 2000-fev/2014. Professora Adjunta do curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO, a partir de julho/2014. Publicou 32 artigos em periódicos, 14 capítulos de livros e 55 trabalhos completos em anais de eventos. Orientou 52 dissertações de Mestrado e 4 de Doutorado. Desde 2002, já coordenou 5 projetos de pesquisa e atualmente participa da coordenação de 1 projeto na área de Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, Cibercultura, Educação a Distância e Educação online, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e tecnologias de informação e comunicação, educação a distância, educação online, cibercultura, formação de professores, ensino-aprendizagem e didática.

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Publicado
2017-05-19
Como Citar
VILARINHO, L. R. Reflexões Sobre o Preparo do Professor da Educação Infantil para Dialogar com a Criança Midiática. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 194-210, 19 maio 2017.