Reflexões Sobre o Preparo do Professor da Educação Infantil para Dialogar com a Criança Midiática
Resumo
A tecnologia está cada vez mais presente nos lares urbanos, nas escolas, e quando não se encontra materializada nesses espaços, constitui ‘objeto de desejo’ das crianças. A vida, desde cedo, permeada pela TV, computador, videogames, internet, out-doors, néons e mídia impressa faz com que se vislumbre uma nova geração de seres humanos chamados por alguns de audiovisuais, por outros geração net, ou ainda ‘filhos do caos’. Essas crianças e jovens evidenciam outras formas de pensar e aprender, construindo uma cultura cognitiva que expressa certas habilidades que a geração da escrita manual não teve a oportunidade de desenvolver, por ter sido formada em um sistema educacional que valorizou, basicamente, as habilidades lógico-matemáticas e linguísticas. Face a este cenário, cabe questionar se professores formados e em processo de formação estão preparados para enfrentarem, no período da Educação Infantil, a utilização pedagógica do computador e da internet. O desenvolvimento de práticas pedagógicas que se valem dessas tecnologias passa pela compreensão de características da criança midiática, aquela que convive naturalmente com as diferentes mídias, e pela reflexão sobre vantagens e desvantagens do uso do computador e internet na Educação Infantil. Este artigo tem, pois, o objetivo de evidenciar o descompasso entre a formação de professores da educação infantil e a criança midiática, que precisa ser compreendida como ser social, determinado historicamente, que interage dinamicamente em seu mundo social, influenciando e sendo influenciada, produto e produtor das relações que ocorrem na família, na escola e na sociedade.Referências
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Publicado
2017-05-19
Como Citar
VILARINHO, L. R. Reflexões Sobre o Preparo do Professor da Educação Infantil para Dialogar com a Criança Midiática. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 194-210, 19 maio 2017.
Seção
Artigos
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